quinta-feira, 13 de maio de 2010

Convocações via Facebook para “matar” aula mobilizam jovens argentinos e uruguaios


Uma série de grupos criados no Facebook para convidar a “matadas” massivas de aula em cidades argentinas e uruguaias tem chamado a atenção de autoridades escolares e pais nos últimos dias. A primeira “rateada” - como se diz em espanhol - foi organizada através da rede social por um adolescente da cidade de Mendoza, capital da província de mesmo nome, e reuniu cerca de 3 mil estudantes em uma praça durante a sexta-feira 30 de abril.

Com o sucesso da iniciativa, surgiram (e seguem surgindo) dezenas de grupos que querem imitar a atitude em outras cidades do país e, inclusive, realizar uma “matada” a nível nacional no dia 26 de maio (data que “se emenda” ao feriado prolongado de comemoração ao bicentenário da independência argentina). A ideia também já atravessou o Rio da Prata: quase 18 mil uruguaios aparecem como apoiadores de um boicote a todas as escolas do país no dia 14 de maio, próxima sexta-feira.
Diante da reação negativa da maioria dos pais e autoridades educacionais, os estudantes agora convocam para que nas próximas “rateadas” sejam levados alimentos não-perecíveis para doação a instituições públicas, o que seria uma forma de mostrar uma outra face da atividade. “Temos que calar a boca de todos” (tradução livre), convida o organizador na página uruguaia.

Na província de Mendoza, onde começou a tendência, já se propõe a criação de uma lei que sancione “ações irresponsáveis nas redes sociais”. O projeto é do deputado provincial Daniel Cassia (PJ Federal). A ideia seria responsabilizar, em casos deste tipo, por exemplo, pais de alunos e administradores da rede social onde se hospeda a ação. Também em Mendoza, pais de estudantes que participaram da “rateada” denunciaram ontem na Justiça, através do órgão de proteção ao consumidor, a empresa Facebook Inc. As acusações são de que o site manipularia e não controlaria o conteúdo publicado pelos usuários.

Será que a ideia se espalha até o Brasil? Deixa tua opinião nos comentários.
Via: Admiravel mundo virtual
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário